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5 coisas que podem estar erradas na sua empresa sem que você perceba

Com a crise financeira que vem assolando o país nos últimos anos, muitos profissionais perderam o emprego e decidiram começar a empreender. Segundo pesquisa da GEM (Global Entrepreunership Monitor), quatro em cada dez pessoas adultas possuem ou pretendem abrir sua própria empresa.

Planejamento é essencial para fazer os negócios fluírem, e mesmo quem já conhece o mercado e em que vai atuar, ou até quem já é atuante há um bom tempo, corre o risco de cometer deslizes. É preciso se adiantar para que os erros não aconteçam e tomar providências imediatamente assim que notar que algo não vai bem na empresa.

O que acontece em muitos casos, entretanto, é que o empresário só percebe o problema quando esse tomou grandes proporções. Queda nas vendas, baixa aceitação do público e desconhecimento da marca são alguns dos sinais que só são constatados quando já é tarde demais.

É por isso que a empresa deve se precaver e estar sempre atento ao que pode estar errado. Veja cinco situações problemáticas que podem acontecer por baixo do nariz do empresário sem que seja constatada a gravidade da situação:

 

1-    Equipe desqualificada

O setor de comércio e vendas exige pouca ou nenhuma qualificação. Na maioria dos casos, pede-se apenas que o funcionário tenha experiência no atendimento ao público.

Deixar de oferecer qualificação adequada aos colaboradores, visando ensinar as regras, visões e filosofia da empresa, além de boas práticas de atendimento ao público, faz com que a equipe trabalhe sem um padrão pelo qual se orientar e a qualidade do atendimento sofre com isso consideravelmente.

Lembre-se, a qualificação é responsabilidade da empresa. Enquanto não houver o treinamento adequado continuará havendo alta rotatividade dos funcionários e atendimento precário ao público.

2-    Falta de motivação

Muitos funcionários trabalham desmotivados pela falta de perspectivas dentro da empresa, salário baixo e jornadas de trabalho extenuantes. Isso se reflete diretamente no atendimento ao público, que terá uma experiência de compra ruim e dificilmente voltará a consumir algo da empresa.

Ao invés de descontar no funcionário, procure saber o que há por trás da desmotivação. Uma mudança nos planos da empresa, como criação de plano de metas, ganho por comissão e flexibilização dos horários, pode ser suficiente para melhorar o ânimo da equipe.

3-    Atendimento ruim

Nesse ponto, não estamos falando de falta de qualificação, mas sim de um atendimento pouco preocupado com o consumidor. Todo mundo já passou pela situação de entrar em uma loja e demorar para ser atendido, ou até do vendedor constatar a entrada do cliente e não fazer nada. Você voltou para essa loja depois? E falou para quantas pessoas sobre a sua experiência de compra não satisfatória?

O atendimento ruim é uma falta grave e pode prejudicar a imagem da empresa. Procure saber os motivos por trás e, se necessário, reforce com a equipe as boas práticas de atendimento ao público ou até renove o quadro de funcionários.

4-    Falta de adequação ao público-alvo

A empresa precisa delimitar quem é o seu público-alvo, e isso se reflete não só no que é oferecido, mas também na comunicação, localização da empresa, atendimento, apresentação dos produtos e linguagem adotada. Se esses pontos não estão em sincronia, o cliente pode se sentir desconfortável.

5-    Qualidade e apresentação do produto

Isso ocorre principalmente em restaurantes. O cliente vê uma foto de um prato lindo e saboroso e o mesmo lhe é servido de forma bem diferente da apresentada na propaganda.

O consumidor come primeiro com os olhos e precisa se sentir atraído por aquilo que vai comprar. Se um prato não lhe soa tão bonito como na foto são grandes as chances dele desanimar e não voltar a consumir nesse restaurante.

 

Em relação às vendas e ao público em geral, a contratação de um cliente oculto pode ajudar a enxergar pontos negativos da empresa. De forma imparcial e distante, ele fará a avaliação dos pontos principais e mostrará ao empresário o que precisa melhorar. O custo benefício dessa contratação é extremamente vantajoso à empresa.

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